Terceira parada: Lisboa
Então cheguei em Lisboa no dia 29/12 de comboio Alpha (é meio que um trem quase bala) que o Ângelo e a Manuela fizeram questão de me pagar o "bilhete" (e me largaram praticamente dentro do comboio).
Impressões gerais
A beleza de Lisboa é completamente diferente da de Coimbra. É claro que é uma cidade com vários prédios bem mais grandiosos, mas não foi isso que mais me chamou atenção.
Nós brasileiros adoramos dizer que somos o país da diversidade, que temos um pouco de cada cultura. Não discordo disso, mas acho que essas diferenças meio que já se estabilizaram (deixaram de ser instituintes e passaram a ser instituídas, como diria o Alfredo). Depois de tanta mistura dos diferentes, passamos todos a ser iguais, não causando mais aquele estranhamento positivo. (deu pra entender?? hehehe)
O que mais me impressionou em Lisboa foi isso, andar pela rua e ver os extremos da diferença: uma mulher negra com as vestimentas africanas, um indiano falando no celular enquanto atende no mercado, um chinês falando com o filho nas suas clássicas lojas (que a Juliana fez questão de me apresentar! iasuhiasu) na rua Almirante Reis, sem esquecer dos portugueses perdidos nisso tudo e a Márcia com seu sotaque mineiro carregado que não deixava a gente esquecer do Brasil.
Me encantei de novo... Depois disso decidi: vou morar em Lisboa e fazer a minha casa de férias em Coimbra, perto da parentada!
| Lisboa :) |
Never alone
Cheguei no hostel... Ta, e agora? Pela primeira vez não tinha planos nem guias... Logo que começou a dar o nervosinho da viagem escuto uma voz conhecida... Saio no corredor e encontro a Ju chegando da Espanha!! Encontro da Psicologia FURG em Portugal!! Depois das fofocas do último semestre, a Juliana serviu como ótima companhia e como guia de sobrevivência em Lisboa (onde é o metro, como se usa o metro, onde se tira dinheiro, onde tem roupa/comida barata, onde tem as melhores festas, etc.), pena que o nosso encontro foi curto...
No outro dia chega a Carol (minha companhia de indiadas russas), que entre mortos e feridoa sobreviveu a uma semana russa meio caótica. Entre roupas em liquidação e organizações de rotinas passamos os primeiros dias.
| Encontro Internacional de Psicologia |
Happy New Year!!
Essa minha viagem andava tão corrida que sexta de manhã eu me dei conta que já era dia 31. Pelo menos já tinhamos planos com a Márcia (dona do hostel) para passarmos todos juntos a virada.
Saímos do hostel num grupo de 17 pessoas, num grupo que incluia brasileiros, portugueses, franceses e alemães. Pegamos o metro e depois fomos a pé pela cidade toda iluminada até a praça do comércio à margem do Teja para assistirmos ao show e depois à queima dos fogos. Ao som dos Xutos e Pontapés passamos os últimos momentos de 2010.
Sério, tinha muuuuuuuuita gente naquela praça, de tudo que era idade!!!!! E em cada canto se ouvia idioma diferente. Era lindo! E nem estou falando dos fogos... 15 minutos de fogos de artifícios vindos do Teja e de todos os prédios ao redor da praça. Nunca tinha tido essa emoção de estar no meio de todos aqueles fogos. Sem palavras... (Como não sei explicar, vocês podem dar uma olhada no vídeo que fizemos: http://www.youtube.com/watch?v=dBpa8wLKChA&feature=BF&list=FLcNpTq6jmE0U&index=1 ).
Depois desse momento inesquecível saímos a procura de alguma festa e acabamos indo para o bairro alto, lugar onde os jovens se encontram à noite. Bom, acho que os pelotenses vão entender a minha explicação, é como se fossem 17236187 bares do Zé, um do lado do outro, com pessoas do mundo inteiro conversando, bebendo e ouvindo boa música.
Essa noite foi inesquecível...
| Nós todos |
| Marco, Carol e Ricardo |
Amigos Giros
Depois dessa noite ficamos muito amigos da Maria, do Ricardo e do Marco, pena que não vi mais o Marco depois disso. Já a Maria foi nossa companheira de jantas e o Ricardo, além de ótimo cozinheiro de pratos típicos, foi nosso fotógrafo e guia turístico em Lisboa (com direito a explicação histórica com datas e tudo), companheiro em jogo de futebol e sessão de cinema das 23:40.
Falo tudo isso no plural, porque a Carol foi fundamental nesse trecho da minha viagem... Parceira pra tudo e mais um pouco!! :)
Aaaah, não posso esquecer... Fomos no Hard Rock Café Lisboa!!!! Liiindo o lugar, só toca música boa e os drinks são muito gostosinhos!
No nosso último dia lá fomos a Belém, Carol, Ricardo e eu. Meio longinho, mas valeu muito a pena!!! Lindo e com uma paisagem maravilhosa além dos clássicos pastéis de Belém que a gente não pode deixar de experimentar.
Depois disso fomos nós três a um jogo do Benfica!! Não tem como comparar a estrutura do Brasil com a de lá... Gramado excelente, lugares marcados, policiais pra tudo que era lado, mas a emoção não era a mesma também... Todos sentadinhos, mal batiam palmas quando o time fazia um bom lance... Só conseguia escutar a "geral" que gritava do outro lado do campo, essa sim era bonita de ouvir! Dava vontade de gritar junto. Adorei a experiência.
Já não bastasse todos esses programas, fomos nós três ao cinema as 23:40. Mesmo deixando bastante a desejar em relação ao Cinemark (comparando com o Arco-Íris então... Nem se fala... haisuhasuhias), foi bem legal também... Lá os filmes sempre tem intervalo, os lugares são marcados e a pipoca é muito salgada.
Nesse dia andei de metro, ônibus, elétrico e táxi, sem contar os vários metros a pé. É divertido conhecer todos esses lados da cidade.
Cheguei no hostel e fui direto arrumar minha mala... De virada fui pro aeroporto sentindo uma mistura de alegria, cansaço e nervosismo. Eu finalmente ia chegar no desconhecido.
| Comida típica portguesa |
| Belém |
| Benficaaaa |
Tchê vou juntar dinheiro e fazer tu ir comigo pra conhecer esses lugares todos =D
ResponderExcluir\o/
Que muito legal!!!
Saudades!!
Vai fundo rumo ao desconhecido! \o/
(O link do video, dever ter um botão pra por ele e fazer aparecer o player no blog ^^)
Também vou juntar dinheiro e te levar como guia! ieuhusa
ResponderExcluirMuito legal!!
Beijão!
Que legal!
ResponderExcluirMuito tri! :D
ResponderExcluirO desconhecido é sempre o melhor ^^
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirlindo este blog amei
ResponderExcluire a gente então arrasamos
Luu...adoreiiiiiiiii o blog e adoreiii mais ainda nossossss dias otimos em Lisboa!
ResponderExcluirSaudades!