terça-feira, 18 de janeiro de 2011

как дела?




Quarta parada: Moscou

Russiaaaaaaaa!! Finalmente!!!!!

NOTAS MENTAIS:
- Sempre que você for para uma cidade totalmente desconhecida, fique num hostel e divida quarto com outras pessoas. É o jeito mais fácil e rápido de criar amizades e conhecer a cidade.
-  Não tente sair num frio de -10°C sem pelo menos uma meia calça e luvas. Dói!
- Quando vier à Rússia no inverno traga blusas de manga curta.
- Cuide onde pisa.
- Se um dia você precisar de ajuda, fale com um russo (talvez você nem tenha que pedir, pois ele já terá se oferecido).
- Que povo bem lindo, pqp!!!!

HEEEEEY AIESEEEEC!!!!
Cheguei no aeroporto pensando como que eu ia fazer pra chegar no hostel... Como eu descobri com o tempo, praticamente ninguém fala inglês na Rússia, então não seria tão simples como eu imaginava... Mas pra minha surpresa, entre toda aquela gente esperando a chegada dos vôos vi um menino com uma placa pendurada no pescoço "Hey AIESEC!".
Como diria o pessoal da AIESEC, é tudo uma questão de network! hsaiuhisuh Meu buddy, Dima, conseguiu conversar com o pessoal da @Moscow (@ = AIESEC) e esse menino superquerido, Nikita, foi me buscar no aeroporto!!! O Nikita me conseguiu um táxi, explicou pro taxista (que, obviamente, não falava inglês) como chegar no hostel, carregou todas as minhas malas e ainda me emprestou o chip do celular, além de fazer uma lista com todos os lugares que eu deveria visitar em Moscou. Isso é o que mais me encanta na @.

Godzilla
Fiquei no Godzilla's Hostel (é, eu também achei o nome engraçado) em Moscou. Adorei!!! Todos da recepção falam inglês fluentemente são super atenciosos (menos um que era sem noção, grosso e idiota), até pedir pizza hut em russo pelo telefone eles pediram pra nós. A localização é boa (bem perto da estação de metrô) e o lugar é muuuito bonitinho.
Quando cheguei conheci a Anna, uma chinesa muuito querida (que por coincidência também é da AIESEC) que me deu as primeiras dicas sobre a cidade. Pena que ela já ia embora no outro dia de manhã... Mas até presente eu ganhei! :)
No outro dia conheci a Pâmela (os nomes chineses delas são muito complicados, =P) ,outra chinesa da AIESEC e depois chegou a Carol, minhas companhias em Moscou.

Hostel

Friozinho e Calorzinho
Logo na minha chegada faziam -9°C. E pior que eu achei super agradável. Uma coisa que eu percebi em Portugal, mas que também se aplica à Rússia, é que mesmo estando uma temperatura mais baixa nunca terá tanta umidade (quanto Pelotas) ou tanto vento (quanto Rio Grande), então é um frio super agradável que te deixa super disposto (e não aquele frio horroroso que parece que consegue atravessar a roupa ou que parece que vai cortar a tua cara).
Mas o que eu mais estranhei na Rússia é esse maldito calor!!! SIM, EU PASSEI MUITO CALOR NO INVERNO RUSSO! Aqui eles tem o costume de manter qualquer ambiente climatizado, tipo por volta de 20°C (ou mais até). Dependendo do lugar dá para se andar tranquilamente de manga curta. Pra mim, até agora (em São Petersburgo também), está a única coisa que estou tendo mais dificuldade para me adaptar... E olha que quem me conhece sabe que eu adoro um aquecedor derretendo os meus pés no inverno!!
Outra coisa que eu não imaginava, como é difícil caminhar no gelo (a neve não é o problema)... É extremamente escorregadio!! E não é questão de costume, pois isso também acontece com os russos. Mas até que to mantendo uma boa média, dois tombos até agora (um em Moscou e outro em São Peterburgo).
Fora isso, o inverno aqui é maravilhoso! Impressionante como a neve consegue deixar tudo tão lindo (tãão branco :D). É de se passar horas olhando pela janela e vendo toda aquela neve caindo.

Rússia
Sério, me apaixonei pela Rússia. Me apaixonei pelo clima, me apaixonei pela história, me apaixonei pelas pessoas.
Principalmente agora que cheguei em São Petersburgo, muitas pessoas me perguntam como é o povo brasileiro e eu acho que eu encontrei a principal diferença nossa em relação aos russos: o brasileiro está sempre sorridente e aberto a novas amizades, já o russo bem provavelmente não vai sorrir pra ti caso não te conheça, porém, podes ter certeza, que ele vai ser o primeiro a te ajudar caso veja a necessidade (bem diferente do brasileiro, normalmente). E não posso deixar de comentar... Que povo bem lindo!!! hasihasuhia E muito elegante também.
No humor do metrô russo

Moscou
Graças a lista do Nikita consegui visitar muitos lugares maravilhosos em Moscou: Собор Христа Спасителя (Christ Savior Cathedral), Площадь Европы (Europe Square), Europeiskii (Европейский), ВДНХ, além das famosas estações de metrô e a Red Square (mas o Kremlin tava fechado ¬¬), é claro. Vimos exposições de esculturas de gelo, muuitas foices e martelos (pra tuuudo que é lado), andamos de roda gigante (com uma vista maravilhosa) e nos divertimos pra valer com essa turma que adora se meter em confusão (direto da sessão da tarde. Tu dum pshi).

E de uma coisa eu tenho que me orgulhar... Enquanto a Carol ficava responsável pela comunicação semi-verbal (mímicas inglesas) eu fiquei responsável pela localização. SIM, UMA SEMANA EM MOSCOU EU NÃO ME PERDI NENHUMA VEZ!!! FANTÁSTICO!! (Aplausos)

Хорошо, o resto fica pra São Petersburgo...
Parabéns pra quem conseguiu ler tudo isso. haisuhasuihia
Aaaaah, FELIZ NATAL RUSSO ATRASADO (aqui o Natal é dia 06 de janeiro)!!!!

Cпасибо!
Тверская улица (Tvierskaya)

By Haimiao Hong


By Haimiao Hong



FRIO


By Luiza Ferreira (hoho)

Mausoleu do Lenin

Собор Василия Блаженного (Catedral de São Basílio)

Amigas Chinesas :)

Preguiça de Procurar o Nome das Estações de Metrô








достоевскaя (Dostoievskaia)


Onde está луиза?


geloooo \o/

Em homenagem aos meus amigos nerds

Em homenagem aos meus amigos nerds (parte 2)



16 comentários:

  1. Preciso parar de postar de madrugada :S

    ResponderExcluir
  2. Que bom que madrugada ai é recém cedo da noite pra cá. xD apsodjiaosdji

    Tche, que lugares massa!! Espero poder passar por eles algum dia!! \o/

    E continuas descrevendo as coisas tão incrivelmente bem!! \o/

    (=

    =***
    saudade!

    ResponderExcluir
  3. Luuu querida, li todos os teus posts achei todos demais, me deixaram com aquela vontade de viajar, mas, esse da Russia foi o melhor, incrível a vontade que eu to de ver neve, não sei se é pq aqui ta um calor insuportável e qualquer coisa gelada (muito gelada) me apetece demais! Tu ta fazendo falta aqui, mesmo a gente tendo começado a andar mais juntas agora, uns mesezinhos antes de ir, é chato sair e saber que tu não vai junto, e que não vai ter ninguem me obrigando a tomar tequilaa!poaopkakop Táá, aproveita aí, quero mais notícias, uma por semana ia ser ótimo! oauhaohuah E não esquece do trato! ;x Beiiijão
    Manu.

    ResponderExcluir
  4. Eu mereço aplausos! Li tudo e vi todas as fotos! ehehe bjão Lu!

    ResponderExcluir
  5. Que lugares lindos! Me encantei!
    E que fotos legais também!
    Que vontade de estar no frio e na neve... Aqui tá muito quente :~
    Tu deu nomes pras tuas amigas chinesas? Hoerhaoi
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Belo post Luiza, orgulho de ti :D

    Tão foda quanto as fotos da beleza dos lugares que tás conhecendo, é o fato de estares vivenciando-os com pessoas tão diferentes dos russos quanto tu, isso é viver intensamente!

    ResponderExcluir
  7. Massa! Faz tudo que der pra curtir aí, visita todos os lugares legais!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Afudê!!!
    Hein, não tem museu militar aí???

    ResponderExcluir
  9. Uma das meninas chinesas é a que tirou as fotos que eu coloquei ali (a que aparece em mais fotos)...
    Museu militar eu não visitei, não deu tempo =P
    E pode deixar gente, to aproveitando cada segundo!!
    Saudade do povo (não do calor! hehe)

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Que lindas as fotos, lindos os lugares! Realmente, deve estar sendo fantástico!!!
    Nesse calor infernal, eu vejo aquele rio cheio de gelo e dá vontade de dar uma ponta ali! Hahaha
    Beijããoo

    ResponderExcluir
  12. "- Sempre que você for para uma cidade totalmente desconhecida, fique num hostel e divida quarto com outras pessoas. É o jeito mais fácil e rápido de criar amizades e conhecer a cidade." FATASSO!!!!!!!!!!!!! Bjos Mari do STB

    ResponderExcluir
  13. Que fotos mais lindas, Luiza! Adorei!!! A Rússia é mesmo diferente de todos os outros lugares. Continuarei acompanhando. Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Querida Luiza!! Que fotos maravilhosas! Estamos muito contentes por ti! Escreve bem essa guria hein
    Com saudades, prima e tia que te amam :** Paula

    ResponderExcluir
  15. Adorei!

    Já coloquei a Rússia na lista de possibilidades pra 2012! E aquele metrô que tu ficou com preguiça de procurar o nome... Mais parece um museu! Lindas as fotos!
    OBS: Como é Carol em Chinês?! =D

    Beijãooo e te diverte!

    ResponderExcluir
  16. Ba... Que lugar!
    A julgar pelo texto, pelas imagens... Muito promissor. Mesmo! Que ótimo que tás gostando da experiência. Se algum dia fores voltar pra Rússia, me taca na mala? auieahoeuahe

    Siga postando que seguirei lendo. (: Aproveita bem isso tudo aí! :D

    ResponderExcluir