terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Uma Casa Portuguesa Com Certeza

Então, finalmente fora de casa!! Ou nem tão fora assim...

Primeira parada: Brasilia (Brasil)
O que eu posso dizer sobre Brasilia é que se trata de uma  cidade com um lindo aeroporto... haiushaasuh

O único ponto que eu queria falar aqui é sobre as duas grandes amizades que fiz no caminho: Thiago e Amanda, meus companheiros de vôo. Pessoas que talvez eu não veja mais (mesmo que eu espere conseguir visitar a Amanda em breve), mas que já fizeram toda essa função começar a valer a pena.

Segunda parada: Coimbra (Portugal)

Impressões gerais: 
(Pra quem não quiser ler tudo, vou sempre tentar fazer um resuminho antes)
Simplesmente me apaixonei pela cidade!! Linda mesmo, acho que até agora (estou em Moscou no momento) é a cidade mais linda que visitei!! Me encantei com os contrastes!! Como ela é uma cidade num relevo muito montanhoso para todo lado que tu olhas se enxerga muita natureza e casas muito novas e grandes, além de prédios antigos e muita história.
As pessoas são muito gentis e cultas (incluindo nisso a minha família, é claro), não sei se isso tem a ver com o fato de ter uma das universidades mais antigas e reconhecidas da Europa na cidade. Falando nisso, deve ser maravilhoso estudar numa universidade como aquela, com uma estrutura que eu jamais tinha imaginado.
E falando sobre a minha família, não tenho como deixar de agradecer mais uma vez a acolhida maravilhosa que eu tive! Como eles simplesmente arranjaram um tempo pra prima brasileira e como fizeram eu me sentir muito a vontade e como parte da família (além dos ótimos presentes que ganhei).
Descobri nesses dias que eu tenho muito mais de Portugal em mim do que eu imaginava.
Coimbra
Então é Natal

Depois de pedir um "telemóvel" emprestado para um desconhecido, finalmente consegui falar com meu primo Ângelo para ir à estação me encontrar. Demos uma rápida passada pela cidade e, então, cheguei direto pra mesa do almoço de Natal (sim, lá o Natal é dia 25, não apenas dia 24 de noite como aqui... Se for parar pra pensar, faz sentido).
É fantástico que conhecendo essa família que eu ainda não conhecia, acabei por entender melhor a minha mãe (e consequentemente a mim mesma). Agora algumas das manias dela fazem mais sentido, como fazer um banquete pra qualquer ocasião especial, mas nada se compara a esse natal. (eu só vou descrever essa refeição pra vocês terem uma noção do porque eu ter certamente engordado uns quilinhos em Coimbra). Começando pela entrada com camarões ao bafo, bolinhos de bacalhau, quiche de legumes, pão português, etc.; seguido pela canja que é feita com umas bolinhas gostosas e não com arroz como a gente faz (sempre tem um tipo de sopa em todas as refeições antes do prato principal); e, então, o prato principal que foi batatas assadas com cordeiro com um molho muuito bom. Sem esquecer dos 15 TIPOS DE SOBREMESA!!! (e olha que eu brigo com a minha mãe quando ela resolve fazer 3...)
Não levando em consideração a quantidade, a comida é maravilhosa!! Só quem não gosta de peixe iria passar um pouco de trabalho...
Vista do café da manhã
Almalaguês
 
No segundo dia fomos à Almalaguês o vilarejo onde a minha mãe e meus tios nasceram. Me encantei como foi com Coimbra.... Uma simplicidade apaixonante (eu sei que é meio brega dizer isso, mas juro que foi isso que eu senti). Todos se conhecem (todos os vivos e todos os mortos) e fazem parte de uma grande família. Só de saber quem eu era já me convidavam pra ir em suas casas pra tomar um vinho ou uma jurupiga (muuuito boooom) feita em casa.
Além disso durante a noite fizeram uma janta só para comemorar a minha vinda e para que eu conhecesse toda a família. Na volta de duas mesas enormes cheias de comida e bebida, juntaram-se mais de 30 pessoas entre os meus primos, os filhos dos primos e os filhos dos filhos dos primos, todos sempre muito solícitos e interessados. Me senti muito bem lá, muito mesmo! Preciso dar um jeito de voltar lá um dia desses... (Não posso voltar pro Brasil sem jurupiga!!!!!!)
Nós e a Jurupiga  
                                                                                                 Nós todos
Coimbra

Acabei aumentando a minha estadia lá em um dia, pra conhecer melhor a cidade.
No primeiro dia Ângelo e Dina (que tem uma filhinha de 1 mês) me levaram de carro para conhecer a cidade. Impressionante como o povo português sabe sobre a sua história (e olha que eles tem muito mais história pra contar que nós!). Era como se fossem livros abertos me contando tudo que aconteceu naquela cidade.
Super prestativos, eles me levaram a igreja de Santa Clara, a Universidade (até procuramos o prédio da psicologia, mas não achamos...), ao Penedo da Saudade e a vários outros lugares que tinham sempre uma paisagem linda... No outro dia dia fomos Dina, Cláudia, os miúdos (como eles chamam) e eu ao Portugal dos Pequenitos.
Até corte de cabelo eu ganhei (ui, meu corte de cabelo é a última tendência na Europa) e companhia para comprar roupas pra neve!!
Talvez eu não achasse Coimbra tão encantadora se não fosse essa hospitalidade maravilhosa que eu tive de todos... Posso estar sendo um pouco repetitiva, mas isso vai ficar marcado em mim pra sempre.

Bom, são 4:30 da manhã aqui em Moscou (23:30, horário de Brasília) e agora vou dar um jeito de arrumas as minhas malas que eu ainda não tive tempo. Lisboa fica pra amanhã!

8 comentários:

  1. Tchê! Incrível a tua capacidade de detalhar e contar coisas. Tua percepção das todos acontecimentos a tua volta e tudo mais.
    Eu confesso que senti um pouco de inveja, queria ter uma parte da minha familia fora do Brasil assim que nem tu!!! (=

    E to curioso pra ler sobre Lisboa \o/

    Boa noite! ^^

    =*

    ResponderExcluir
  2. Lulu! Que delícia! Coisa boa que estás aproveitando muito! Tenho notícias tuas pela Marta, mas saber o que andas fazendo por ai com detalhes é sensacional!!

    Posta assim que der sobre Lisboa e sobre Moscou também!

    Beeijão

    ResponderExcluir
  3. Ô lindona!
    Como é bom ler isso!!
    Saber que uma amiga tão querida está vivendo uma experiência tão intensa como essa é fantástico e motivador!

    E tu és extremamente generosa, pois com tuas descrições, nos levas contigo a todos esses lugares e pessoas encantadoras!
    E agora consegui entender o nível de detalhes que queres sobre o andamento da @PE! hsuahsua [Para isso temos a nossa VPCOMM! hahahahaha]


    Estou curiosíssima acerca de Lisboa! o/
    Passarei tuas notícias adiante para o pessoal!

    Grande beijo, linda... e cuidado pra não quebrar o cabelo! :p

    ResponderExcluir
  4. Bah, que tri tchê! Lá em Santa Catarina tem as jurupiga da ilha que são muito boas, feitos nos moldes portugueses; mas não consigo imaginar como deve ser o original, hehe!

    Mas que bueno que tás aproveitando! Anseiamos mais histórias aqui hehe, beijos!

    (e eu quero minha foto do putin, hein. alskdafn)

    ResponderExcluir
  5. Adorei o blog, Luiza!
    Muito legal estares compartilhando as tuas experiências e percepções sobre os lugares e pessoas que estás conhecendo!
    Estarei acompanhando \o/
    Aproveita ao máximo :*

    ResponderExcluir
  6. Num dia Carol pensa: "Vou dizer pra Lu fazer um blog pra compartilhar com todo mundo sobre a viagem".
    No outro dia Aline diz: "Carol, tu já leu o que a Luiza escreveu no blog?! Tens que ler e comentaaar".
    UhuuuhuuuL! Sincronia da @PE a mil, mesmo à distância!

    Adorei tudo aqui! Tua maneira de descrever as coisas, todos os detalhes, a experiência fascinante que já tivestes (e olha que estás recem no primeiro post), e também o layout do blog (reparei nisso, óbvio). =D

    Só queremos que tu escreva mais frequentemente, nos deixasse curiosos sobre Lisboa e assim podemos experienciar um pouco contigo esse dia a dia maravilhoso da Rússia que por enquanto só podemos ter através do teu viver aí.

    Ahhh! Pedido dois: posta uma foto do super corte de cabelo que é a maior tendência agora na Europa. UhuuuL.

    Beijãoo e, como diz nosso amigo Pablo, TE DIVERTE! =DDD

    ResponderExcluir
  7. Luuuuu filnalmente consegui um jeito de comentar pelo cel, ja que meu notebook eu nao ligo desde que cheguei aqui em Londres! Eu amei te conhecer e pode ter certeza que pra mim essa viagem tambem começou a valer a pena quando voce sentou ao meu lado no aviao, e provavelmete se voce nao tivesse la pra me acalmar eu teria morrido de medo la em cima kkkkkkk realmente nao me dou muito bem com avioes! E eu estou te esperando aqui! Vem a londres assim que puder pra gnt badalar mto nos pubs... E pode ter certeza que aquele dia no aviao foi apenas um começo de uma grande amizade... Bjoos e nao esquece do nosso mochilao em?
    Kkkk ;**

    ResponderExcluir